Decoração quarto infantil: planejando do zero

Uma decoração de quarto infantil bem feita auxilia no desenvolvimento da criança, para além da beleza e conforto. Nós te daremos todas as dicas principais para que você monte um quarto bem otimizado para seu filho ou para sua filha.

Com esse primeiro artigo da série Decorando um quarto infantil do zero, você já vai ter uma base, já podendo começar a planejar o quarto da sua criança, sem precisar de nenhum grande projeto.

E não se preocupe, esse processo não precisa (e nem vai ser, juro!) caro ou doloroso. Nós queremos fazer com que esse momento seja bem especial, para você e para a criança, se ela for grandinha.

É só ter em mente: você está preparando o “cantinho no mundo” do seu filho ou da sua filha.

Está preparado?

Vamos começar a decoração do quarto infantil que seu filho ou sua filha merece!

 

Decorar quarto infantil: qual a importância?

O nosso quarto costuma ser um dos ambientes que mais amamos em nossa casa. Afinal, é ali que relaxamos e também onde mais tem a nossa personalidade. E com as crianças, isso não é diferente!

O ideal é que os quartos infantis sejam multiusos. A criança precisa reconhecer ali o seu espaço de brincar, de relaxar e de estudar.  

De acordo com a pedagoga Cynara Francisconi, “um ambiente personalizado, adequado às necessidades infantis, ajudará no desenvolvimento da identidade, da autonomia e das habilidades motoras e cognitivas”.

Atenção!! Mesmo que o quarto que você esteja planejando seja compartilhado com mais de uma criança, é importante levar em consideração a personalidade de ambas e tentar equilibrar isto em um ambiente que acolha a todos.

Decoração infantil: passo a passo

Se estiver desejando mudar a decoração do quarto de criança, que já está grandinha, você pode transformar todo esse processo em uma grande atividade em família. Garanto que ela vai se divertir!

Além disso, como elas vão participar de cada processo, o sentimento de cuidado com o quarto será ainda maior!

Mas, se o seu objetivo é montar um quarto de bebê, nossa dica é para que pense em criar um ambiente no qual a decoração possa ser usada mesmo quando o criança crescer.

Ao todo, separamos 6 passos importantes para que você comece seu projeto ainda hoje. Vamos por a mão na massa?

Check-list da decoração infantil

Montar um quarto infantil com uma carinha bem capa de revista é uma tarefa mais simples do que parece! E o primeiro passo a ser tomado é definindo o seu estilo de decoração.

Escolhendo o estilo: moderno ou clássico?

Essa decisão é bem importante, afinal, é ela quem guiará todos os passos seguintes. Você precisa definir se gosta de uma decoração mais moderna, ou mais clássico, ou ainda, misturando os dois!

Vale ressaltar alguns detalhes sobre escolha de móveis e cores. Em quartos:


  • Clássicos: móveis mais rústicos, cores mais neutras
  • Modernos: móveis mais geométricos (formato oval, cabanas, casinhas…), cores mais vibrantes. 

  • Escolhendo o tema da decoração

    Ah, o tema! Aqui, as opções são várias e ilimitadas, afinal, você sempre pode combinar mais de um tema. Esse passo é importante, principalmente, para definir uma base em todo o seu projeto.

    Algumas ideias de temas:

  • Clássicos: ursos, ovelhas, bonecas de pano.
  • Modernos: unicórnios, espacial, flamingos, safari
  • Escolhendo as cores

    Agora é escolher as cores que serão usadas no quarto infantil. Para quem não trabalha com design, esse passo pode dar uma certa insegurança. Mas prometo descomplicar!


    Primeiro, escolha uma cor base. Aquela que você pre-ci-sa ter na decoração! Sempre temos uma, né?


    Com essa cor em mãos, ferramentas como o site Coloors.co vão te ajudar a criar paletas incríveis. Tudo com base em tendências de design. Bacana, né? Segue um exemplo de uma formada na plataforma:

    Para o exemplo, escolhemos o azul turquesa. Desejávamos algo bem alegre e divertido e uma das paletas geradas foi essa.

    Para ir escolhendo a sua, você seleciona a cor que gostar mais (passando o mouse sobre ela e clicando no cadeado) e vai apertando a barra de espaço. Sempre que aparecer uma cor que gostar, clique no cadeado. Vá repetindo estes passos até atingir a paleta que mais gostar.

    Paleta de cores formada no site Coloors

    Assim, você consegue uma ideia das cores que deseja e fica mais fácil de acertar os detalhes como enxoval e itens decorativos.

    Há, ainda, lojas como a Lulinharte, no qual você ainda pode receber uma consultoria sobre sua decoração ao fechar o seu pedido. Dessa forma, tudo fica ornando direitinho.

    Berços ou camas montessorianas?

    A escolha por um ou outro móvel terá tudo a ver com o seu estilo de decoração. Quartos mais modernos, combinam muito com berços e estilos mais rústicos.

    Entretando, as tendências mais modernas podem usar tanto berços - em formatos mais diferentes - como as camas montessorianas.

    Quarto infantil com o tema montessoriano

    O interessante das camas montessorianas é que elas seguem a corrente de pensamento que na qual a criança deve ser capaz de interagir com tudo no seu ambiente de forma segura, estimulando o crescimento, desenvolvimento e independência.

    Almofadas decorativas infantis

    As almofadas são sempre peças bem usadas na decoração, pois podem ser colocadas em berços, camas, nichos e prateleiras. Tudo depende de como você está pensando este projeto!

    Uma dica: aposte sempre em peças com materiais de qualidade e bons acabamentos. Isso vai fazer com que as almofadas durem mais.

    Além disso, para os locais em que as crianças poderão ter fácil acesso às almofadas, aposte em modelos divertidos, coloridos e fofinhos. Elas ajudarão a estimular ainda mais o desenvolvimento do seu filho ou da sua filha.

    Finalizando a decoração

    Todo detalhe conta! Para finalizar sua decoração, você pode apostar em papéis de parede, prateleiras, nichos, varais e móbiles de cortina!


    E aí? Está pronto para começar?

    Acredite, com essas dicas em mãos você já consegue começar a planejar algo bem especial. O que você precisa sempre ter em mente ao montar a decoração do quarto infantil é a importância de se otimizar o espaço para que você consiga beleza, conforto e um ambiente propicio para o desenvolvimento do seu filho.

    Preparamos para você, um infográfico com o resumo de todos os principais tópicos que abordamos nesse post, assim você pode salvar e ler sempre que tiver dúvidas.

    Infográfico Decorando o quarto infantil do zero

    Na Lulinharte, você encontra diversos modelos de almofadas e bonecos de pano, além dos varais e móbiles para dar aquele toque final na decoração. Não deixe de conferir!

    Infográfico com os passo a passo para começar a planejar um quarto infantil

    Gostou do post? Comente aqui o que você andou pensando em fazer para o quarto do seu filho ou da sua filha. Responderemos tudo!

    Deixe um comentário

    Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados